Artrites infecciosas em Florianópolis/SC

Artrites infecciosas virais

Diversas infecções virais podem causar artrite. Dentre as causas virais mais comuns de artrites, podem ser citados: parvovírus B19, rubéola, hepatites B e C, HIV, Chikungunya, adenovírus. As artrites desencadeadas por cada tipo de vírus diferem bastante entre si: muitas são de curta duração e autolimitadas, ao passo que algumas podem ser crônicas. Em geral, essas artrites não resultam em deformidades articulares, com a exceção da artrite desencadeada pelo Chikungunya.

As artrites virais podem ser facilmente confundidas com artrites causadas por outras enfermidades, como Artrite Reumatoide, Artrite Psoriásica, Espondiloartrites e Lúpus Eritematoso Sistêmico. O diagnóstico correto é imprescindível, pois o tratamento inadequado, além de não melhorar a artrite, pode piorar o quadro da infecção viral.

Artrites infecciosas bacterianas (artrites sépticas)

Artrites por infecções bacterianas, também chamadas artrites sépticas, são quadros graves, constituindo emergências médicas. Se não tratadas rapidamente resultam em destruição da articulação afetada e podem representar risco de vida.

As artrites sépticas manifestam-se por febre, queda do estado geral, dor articular intensa, hiperemia (vermelhidão) e aumento de volume da articulação afetada. Crianças pequenas, idosos e pacientes imunossuprimidos podem não apresentar febre.

Artrites sépticas exigem esvaziamento articular, por punção ou por drenagem cirúrgica e tratamento intra-hospitalar com antibióticos apropriados.

Artrites infeciosas por micobactérias e fungos

Artrites por micobactérias e por fungos compartilham um caráter mais indolente, com dor e aumento de volume articula de evolução longa. Febre e perda de peso podem estar presentes. Se não tratadas adequadamente, evoluem com destruição articular.

O diagnóstico dessas artrites exige punção articular e/ou biopsia sinovial. Seu tratamento é prolongado, exigindo agentes antimicrobianos específicos.

Imagem Artrite

Marque uma
Consulta

Dr. Gláucio Castro

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
  • Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
  • Área de Atuação em Dor
  • Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein

Ícone Artigos Veja as Publicações do Doutor