Algoneurodistrofia ou distrofia simpática reflexa em Florianópolis/SC
A distrofia simpática reflexa, ou dor complexa regional é uma enfermidade dolorosa de causa desconhecida. Frequentemente, embora nem sempre, ocorre após eventos como: traumas, procedimentos cirúrgicos, AVC, infarto do miocárdio, neoplasia. Afeta extremidades de membros superiores ou inferiores e tipicamente apresenta um curso trifásico:
- Na fase inicial, que dura alguns meses, o local afetado apresenta intensa dor, espontânea ou a mínimas pressões (alodinia), edema (aumento de volume), hiperemia (vermelhidão) e sudorese
- Na fase seguinte, que pode durar vários meses, a dor persiste e o edema se torna mais fixo, mas o local afetado apresenta-se frio, pálido ou cianótico (arroxeado) e com pele seca. Iniciam-se perda dos pelos, atrofia da pele e do subcutâneo e contraturas articulares
A fase final pode durar alguns anos. Em geral apresenta pouco ou nenhuma dor, mas o local afetado apresenta fibrose e contraturas.
O diagnóstico da distrofia simpática reflexa é clínico. Diversas medidas terapêuticas podem ser empregadas para amenizar o quadro, de acordo com a fase da doença.
Marque uma
Consulta
Conheça as Principais Doenças Reumatológicas
Dr. Gláucio Castro
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
- Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
- Área de Atuação em Dor
- Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein