Tendinite | tenossinovite em Florianópolis/SC

Tendões são estruturas de tecido conjuntivo denso que fazem a ligação entre um músculo e seu local de inserção, geralmente um osso. Tendinite é o termo utilizado para designar processos inflamatórios e degenerativos de tendões. Em alguns locais, os tendões são recobertos por bainhas de membrana sinovial (que tem função de evitar atritos) – a inflamação do tendão e de sua bainha é denominada tenossinovite.

Devido ao processo inflamatório há dor sempre que o tendão acometido é sujeito a tensões decorrentes de contração muscular. Assim as tendinites geralmente se manifestam por dor em articulações ou próximas a articulações, deflagradas por esforços ou movimentos.

Diversos fatores podem causar tendinites, entre eles: uso excessivo, má postura/ergonomia, fraqueza de musculatura estabilizadora da articulação, traumas, calçados, além de doenças inflamatórias sistêmicas, como espondiloartrites, artrite reumatoide e lúpus.

eritematoso sistêmico.

Qualquer que seja a causa, se o processo não for tratado adequadamente, o tendão afetado tende a sofrer processos degenerativos, que podem levar à ruptura tendíneas. Em alguns casos o tecido degenerado pode sofrer calcificações que, embora geralmente assintomáticas, podem gerar episódios de dores intensas.

O diagnóstico de tendinites deve ser baseado no quadro clínico, geralmente complementado por ultrassonografia ou ressonância magnético. É importante salientar que é importante excluir a presença de uma doença inflamatória sistêmica em toda tendinite refratária e persistente sem causa mecânica definida, bem como para todo paciente que apresente múltiplas tendinites.

O tratamento das tendinites envolve a retirada do fator causal, medidas físicas (como gelo – crioterapia) e fisioterapia motora (cinesioterapia). Medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais, podem ser utilizados para controlar os sintomas.

Por fim, infiltrações com corticosteroides ou outros medicamentos podem ser bastante úteis na resolução dos sintomas. Tão importante quanto o controle dos sintomas agudos é a prevenção das recidivas e da cronificação dos sintomas.

Diversos tendões podem ser afetados por tendinites, mas algumas dos locais mais comuns são:

Síndrome do manguito rotador (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) – causa dor aos movimentos do ombro, em geral na região proximal do braço.

Epicondilite medial e lateral – causam dor no cotovelo aos movimentos de flexão e extensão do punho.

Tenossinovite de Quervain – causa dor aos movimentos do polegar.

Tenossinovite de flexores e extensores no punho – causa dor aos movimentos de flexão e extensão dos dedos.

Tenossinovite flexora – dor na região palmar à flexão do dedo. Muitas vezes pode haver dedo em gatilho – situação em que um dedo “trava” em flexão.

Síndrome trocantérica – dor na face lateral do quadril, pode ser causada por tendinite dos tendões dos músculos glúteos mínimo e médio ou por bursite trocantérica

Joelhos – os locais mais comuns de acometimento são a pata de ganso ou pata anserina (causa dor na face interna do joelho), e os tendões do quadríceps e patelar (causam dor na face anterior do joelho, em resposta à extensão dos joelhos ou ao frear movimentos, como ao descer escadas)

Tendão de Aquiles – dor na face posterior do tornozelo

Tenossinovites do tornozelo – mais comumente estão acometidos o tendão tibial posterior ou os tendões fibulares, geram dor aos movimentos dos tornozelos.

Imagem Tendinite

Marque uma
Consulta

Dr. Gláucio Castro

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
  • Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
  • Área de Atuação em Dor
  • Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein

Ícone Artigos Veja as Publicações do Doutor