Osteoporose | osteopenia em Florianópolis/SC
Sempre que a reabsorção é mais intensa do que a formação, há perda de massa óssea e deterioração da microarquitetura óssea. O resultado é aumento do risco de fraturas, o que se chama osteoporose. Osteopenia é um estado intermediário entre uma condição de massa óssea
normal e a osteoporose.
Diversos fatores podem causar osteoporose: o próprio envelhecimento, dieta deficiente em cálcio, falta de exercícios, falta de vitamina D, imobilização, uso de alguns medicamentos, menopausa, além de diversas doenças, como doenças inflamatórias sistêmicas, desequilíbrios hormonais, insuficiência renal, síndromes disabsortivas, entre outras.
A osteoporose é uma doença silenciosa, não causa dor ou outros sintomas. Manifesta-se por fraturas, muitas vezes decorrentes de traumas de baixo impacto, como uma queda da própria altura. As fraturas causam dor e podem resultar em deformidades e limitações permanentes. Mais importante, fraturas osteoporóticas acarretam risco grande risco de óbito – a mortalidade após uma fratura de quadril pode chegar a 30% no primeiro ano após a fratura.
O diagnóstico da osteoporose exige exames específicos como a densitometria óssea por DEXA (dupla emissão de RX) ou por REMS (multi espectrometria de radiofrequência ecográfica).
O tratamento da osteoporose envolve exercícios, ajusta da ingesta de cálcio e vitamina D e o uso de medicamentos capazes de inibir a reabsorção óssea ou estimular a síntese óssea.
De modo ideal, o tratamento da osteoporose deve ser preventivo, evitando seu desenvolvimento. Quando isso não é possível, diagnóstico e tratamento precoces podem reduzir em muito o risco de fraturas e suas complicações. Quando uma fratura ocorre, o tratamento da osteoporose é capaz não só de reduzir o risco de novas fraturas, mas de reduzir a mortalidade.
Marque uma
Consulta
Conheça as Principais Doenças Reumatológicas
Dr. Gláucio Castro
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
- Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
- Área de Atuação em Dor
- Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein