Artrose – Osteoartrite em Florianópolis/SC

Osteoartrite ou artrose é uma doença articular degenerativa, de incidência muito frequente. Embora sua frequência aumente com a idade, as primeiras manifestações se iniciam por volta da terceira ou quarta décadas de vida. Embora algumas articulações sejam mais comumente afetadas, qualquer articulação do corpo pode desenvolver artrose.

Na artrose, ocorre degeneração da cartilagem articular, que recobre as superfícies ósseas, com função de permitir um deslizamento sem atritos e de amenizar impactos. Degenerada, a cartilagem não cumpre adequadamente suas funções, o que resulta em processo inflamatório e dor. Conforme o quadro avança, o processo inflamatório se torna mais intenso e iniciam-se alterações ósseas.

Muitos portadores de artrose podem ser completamente assintomáticos. Outros podem apresentar dor aos movimentos, restrição de função da articulação e deformidades. A dor e incapacidade funcional, se não adequadamente tratadas, resultam em hipotrofia muscular, o que agrava o quadro e piora a degeneração da articulação, resultando em um ciclo vicioso.

As causas da artrose não estão completamente elucidadas, mas fatores genéticos, traumas articulares e, em alguns casos, sobrecarga articular, podem contribuir na gênese da doença. A história familiar é bastante importante para artrose de mãos, por exemplo.

O diagnóstico da osteoartrite pode ser feito clinicamente, em algumas articulações, ou por exames de imagem, como radiografias, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Em uma fase muito inicial, as alterações, comumente descritas como condropatia, podem ser demostradas apenas por artroscopia ou ressonância magnética.

Atualmente, nenhum tratamento é capaz de reverter as alterações degenerativas que constituem o quadro da artrose. No entanto, com o tratamento adequado, é possível controlar a dor e melhorar a capacidade funcional, restaurando a qualidade de vida. Em alguns casos, algumas medidas podem inclusive retardar a progressão da doença.

Diversas medidas podem ser empregadas no tratamento da osteoartrite, incluindo fisioterapia, órteses, analgésicos, anti-inflamatórios, infiltrações com corticosteroides ou com ácido hialurônico, bloqueios nervosos, alguns medicamentos específicos e, quando as medidas anteriores não surtem efeito, procedimentos cirúrgicos.

Marque uma
Consulta

Dr. Gláucio Castro

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
  • Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
  • Área de Atuação em Dor
  • Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein

Ícone Artigos Veja as Publicações do Doutor