Bursite em Florianópolis/SC
Bursas são estruturas que visam amenizar impactos entre duas estruturas rígidas, como ossos, tendões e ligamentos. Estão presentes em praticamente todas as articulações do corpo.
Na bursite, uma bursa apresenta quadro inflamatório, resultando em dor no local, por vezes intensa. O quadro inflamatório pode ser decorrente de trauma direto (queda ou batida, por exemplo), de traumas crônicos (devido a alteração da função da articulação por lesões tendíneas ou por movimentos em posições impróprias, doenças microcirstalinas (como a gota) e doenças autoimunes (como artrite reumatoide, artrite psoriásica e lúpus eritematoso sistêmico).
Bursites agudas em geral são autolimitadas, melhoram espontaneamente, embora costumem ser bastante dolorosas. Seu tratamento visa resolver a dor mais rapidamente, restaurando a função da articulação e prevenindo sequelas.
Bursites crônicas demandam avaliação detalhada do fator causal. Embora a dor e a inflamação possam ser facilmente resolvidas com anti-inflamatórios ou infiltrações, sem a identificação e tratamento adequados de sua causa, é grande a possiblidade de recidiva. Todo quadro prolongado de bursite deve ser apropriadamente investigado para investigação da causa subjacente.
O diagnóstico de bursite pode ser feito clinicamente em alguns casos, embora exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética sejam habitualmente necessários.
Diversas medidas podem ser empregadas no tratamento de bursites, incluindo fisioterapia, mudanças de ergonomia, órteses, analgésicos, anti-inflamatórios e infiltrações locais.
Marque uma
Consulta
Conheça as Principais Doenças Reumatológicas
Dr. Gláucio Castro
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
- Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
- Área de Atuação em Dor
- Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein