Fenômeno de Raynaud em Florianópolis/SC
O quadro é caracterizado por alternância entre palidez, cianose (arroxeamento) e hiperemia (vermelhidão). Os episódios podem ser desencadeados por estímulos como frio, vibração e ansiedade e resolvem espontaneamente. Além do desconforto e dor momentâneos, quadros graves de fenômeno de Raynaud podem causar necrose e úlceras de extremidades.
O fenômeno de Raynaud pode ser idiopático (não estar associado a nenhuma doença definida) ou ser secundário a doenças inflamatórias sistêmicas como esclerodermia, Lúpus Eritematoso Sistêmico, miopatias inflamatórias, vasculites, entre outras.
O diagnóstico do fenômeno de Raynaud é clínico, mas a pesquisa de doenças possivelmente associadas frequentemente exige a realização de exames complementares. A pesquisa de doenças associadas é muito importante porque o fenômeno de Raynaud pode ser a primeira manifestação de doenças graves, embora a maior parte dos casos sejam idiopáticos.
O tratamento do fenômeno de Raynaud envolve evitar fatores desencadeantes, particularmente o frio, e o uso de medicamentos vasodilatadores.
Marque uma
Consulta
Conheça as Principais Doenças Reumatológicas
Dr. Gláucio Castro
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
- Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
- Área de Atuação em Dor
- Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein