Hipovitaminose D e Osteomalácia em Florianópolis/SC

A vitamina D é um hormônio com múltiplas funções no organismo, incluindo regulação do sistema imune e musculoesquelético. Dentre suas funções, a mais importante está relacionada ao metabolismo do cálcio – níveis adequados de vitamina D são essenciais para facilitar a absorção intestinal de cálcio.

A vitamina D é sintetizada na pele, processo em que a exposição a luz solar é fundamental. Após sua síntese, deve ser metabolizada no fígado e nos rins em seu metabólito ativo.

Além de ser um importante constituinte dos ossos, o cálcio é essencial para várias funções do organismo, permitindo a contração muscular, participando em vias de sinalização intracelular e como cofator na atividade de diversas enzimas. Por esses motivos, os níveis circulantes de cálcio são muito bem regulados, tanto níveis excessivamente altos quanto níveis excessivamente baixos podem ser fatais. Infelizmente, devido ao estilo de vida atual, boa parte da população apresenta baixos níveis de vitamina D, resultando em absorção intestinal deficiente de cálcio. Nessa situação, o organismo retira cálcio dos ossos para manter níveis plasmáticos adequados, essenciais à vida, causando osteoporose em decorrência da perda de massa óssea.

Se níveis moderadamente baixos de vitamina D resultam em osteoporose, níveis extremante baixos resultam em osteomalácia, situação em que o osso recém-formado não é mineralizado. A deficiência de vitamina D é a principal causa de osteomalácia atualmente (outras causas incluem hipofosfatemia, acidose metabólica e uso de alguns medicamentos), condição caracterizada por dores ósseas, fraqueza muscular, risco aumentado de fraturas e ocorrência e deformidades.

Na infância, a deficiência e vitamina D pode causar raquitismo, situação manifesta por dor óssea, fraqueza muscular e deformidades.

O diagnóstico de deficiência de vitamina D deve ser realizado por exames laboratoriais apropriados. Uma vez feito o diagnóstico, o tratamento dependerá da identificação da causa da deficiência vitamínica, podendo compreender mudanças de hábitos de vida ou reposição de vitamina D. Diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para a prevenção de complicações.

Imagem Hipovitaminose D

Marque uma
Consulta

Dr. Gláucio Castro

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
  • Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
  • Área de Atuação em Dor
  • Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein

Ícone Artigos Veja as Publicações do Doutor