Pioderma gangrenoso em Florianópolis/SC

O pioderma gangrenoso é caracterizado por úlceras (feridas) cutâneas de longa duração. Frequentemente está associado a outras doenças, como espondiloartrites, doenças inflamatórias intestinais, artrite psoriásica, neoplasias.

Muitas vezes as lesões cutâneas iniciam-se após pequenos traumas na pele, evoluindo com uma ulceração de extensão progressiva, bastante dolorosa. Caracteristicamente, as úlceras são profundas e apresentam bordos elevados, violáceos. Embora sejam mais comuns nas pernas, as lesões cutâneas podem afetar qualquer parte do corpo. Alguns pacientes também podem apresentar envolvimento de outros órgãos, como olhos, pulmões, coração, ósseos, fígado, baço e sistema nervoso central.,

O diagnóstico do pioderma gangrenosos é clínico, mas é mandatório excluir outras causas de úlceras crônicas. Extensa avaliação clínica e exames complementares podem ser necessários para avaliar a presença de doenças frequentemente associadas ao pioderma gangrenoso.

Diversos medicamentos podem ser utilizados no tratamento dessa enfermidade, a escolha deve variar de acordo com a presença de doenças associadas e com a gravidade do quadro.

Imagem Pioderma Gangrenoso

Marque uma
Consulta

Dr. Gláucio Castro

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
  • Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
  • Área de Atuação em Dor
  • Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein

Ícone Artigos Veja as Publicações do Doutor