Polimialgia reumática em Florianópolis/SC

A polimialgia reumática é uma enfermidade que afeta pessoas acima de 40 anos de idade, caracterizada por intensas dor e rigidez em articulações das cinturas escapular (ombros, coluna cervical) e pélvica (quadris, coluna lombo-sacra).

A intensidade dos sintomas costuma limitar bastante os movimentos dos pacientes. Frequentemente os pacientes também apresentam sinais de inflamação sistêmica, como febre, perda de peso, astenia (cansaço) e mal-estar. Frequentemente a polimialgia reumática é acompanhada por arterite temporal, grave vasculite sistêmica, que pode causar complicações como cegueira e AVC.

O diagnóstico da polimialgia reumática depende da presença de quadro clínico típico, corroborado por exames de imagem (ultrassonografia ou ressonância magnética) e exames laboratoriais. É fundamental pesquisar a presença concomitante de arterite temporal nesses pacientes.

Em geral a polimialgia reumática responde muito bem ao tratamento que, no entanto, é prolongado, devendo durar pelo menos 6 meses.

Imagem Polimialgia Reumática

Marque uma
Consulta

Dr. Gláucio Castro

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999)
  • Residência Médica em Clínica Médica e Reumatologia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2003).
  • Área de Atuação em Dor
  • Pós-Graduação em Tratamento Invasivo da Dor - Einstein

Ícone Artigos Veja as Publicações do Doutor